Instituto Pensar - Fachin derruba a decisão de Toffoli que autorizou PGR a acessar dados da Lava Jato

Fachin derruba a decisão de Toffoli que autorizou PGR a acessar dados da Lava Jato

por: Eduardo Pinheiro 


Com a decisão de Fachin, a PGR não poderá mais usar os elementos colhidos por elas para abrir procedimento disciplinar contra os procuradores

A ordem de Fachin tem efeito retroativo, ou seja, invalida as providências já tomadas pela PGR a partir do que havia decidido Toffoli

Com o fim do recesso do Judiciário, nesta segunda-feira (3), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), reassumiu o caso e revogou decisão do presidente da Corte, Dias Toffoli, que determinava o compartilhamento de dados da Lava Jato com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Toffoli deu a decisão no início do recesso, período em que o presidente do Supremo fica responsável por todos os processos que chegam ao tribunal. Agora, cabe a ele decidir se leva o tema para julgamento no plenário do STF.

A ordem de Fachin tem efeito retroativo, ou seja, invalida as providências já tomadas pela PGR a partir do que havia decidido Toffoli. A PGR, por exemplo, não poderá mais usar os elementos colhidos por elas para abrir procedimento disciplinar contra os procuradores. O ministro do STF também determinou que o processo não deve mais correr sob sigilo.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, tinha enviado integrantes da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise, vinculada ao seu gabinete, para buscar dados da Lava Jato nas forças-tarefas de Curitiba, de São Paulo e do Rio. Devido o grande volume de documentos, investigação levaria cerca de um mês. A PGR não informou o status das atividades, mas avisou que irá recorrer a decisão de Fachin.

Despacho de Toffoli

Desde o início, ministros do Supremo mais alinhados à Lava Jato criticaram nos bastidores o despacho de Toffoli. Os magistrados afirmam que ordem do presidente do STF não respeitou a jurisprudência atual sobre a necessidade de indicação de fatos e pessoas específicas para justificar o acesso a dados sigilosos.

Fachin seguiu a mesma linha ao revogar a ordem. O ministro alega que a possibilidade de a Lava Jato ter investigado foro especial e usurpado a competência da PGR e do STF (ADPF 482) não justifica a decisão de Toffoli. Segundo ele, o tema já é tratado em outra ação, que corre sob sigilo.

Reação

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), investigada na Lava Jato, afirmou em suas redes sociais que o compartilhamento de dados da operação é descabido.

https://twitter.com/gleisi/status/1290353198323171330?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1290353198323171330%7Ctwgr%5E&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Ffachin-derruba-a-decisao-de-toffoli-que-autorizou-pgr-a-acessar-dados-da-lava-jato%2F

Apoiador da Lava Jato, o senador Alessandra Vieira (Podemos-SE) afirmou que Edson Fachin corrigiu "o absurdo articulado por Aras e Toffoli”. "É preciso garantir a continuidade do combate à corrupção”, disse. "O sistema sujo não vai desistir. Outras tentativas virão, mas vamos combater a impunidade com todas as forças.”

Com informações da Folha de S. Paulo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: